Cartilha de Etiqueta para condominios

Algumas Cartilhas de Etiqueta que se deve ter, para se viver melhor em condomiínio.

BARULHO

  • Conheça as normas do condomínio e não faça barulho após o horário de silêncio

  • Use sempre o bom senso. Não é porque você está no horário permitido, que pode fazer o barulho que quiser

  • Nos dias de festa – desde que não ocorram sempre – convide os vizinhos para a confraternização, ou mande um cartão simpático se desculpando antecipadamente pelo incômodo.

  • Lembre-se, seu cachorro não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores.

  • Crianças: o correto é limitar o horário para brincadeiras dentro do apartamento até no máximo 22h.

  • Uso de tapete emborrachado nos quartos das crianças, carpetes e tapetes comuns ajudam a evitar a propagação do som para outras unidades.

CACHORROS

  • Seu animal não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores

  • Use sempre as entradas de serviço e seja breve no trajeto até chegar à rua.

  • Caso seu pet faça sujeira na área comum, limpe-a no mesmo momento.

  • Caso o cachorro de um morador faça muito barulho, antes de registrar queixa, verifique se outros condôminos também se sentem incomodados pelos latidos

CRIANÇAS

  • Os pais são responsáveis por seus filhos e devem estabelecer limites a eles

  • Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas que não destinadas exclusivamente para brincadeiras

  • Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos

  • Respeite os limites de horários e locais destinados aos pequenos

  • Verifique o que diz o regulamento interno do seu condomínio

CONVIVÊNCIA

  • Conheça e respeite as regras que regem o seu condomínio. Por mais que você não concorde com algumas, terá que obedecê-las, pois foram aprovadas pela maioria

  • Jamais chame a empregada ou babá do vizinho para trabalhar na sua casa

  • Evite entrar em quaisquer tipos de fofocas ou boatos relacionados aos seus vizinhos

  • Lembre-se, a conversa amigável será sempre a melhor saída para resolução de conflitos com seu vizinho.

  • Procure sempre participar das assembleias e conhecer a pauta antecipadamente. É lá que os assuntos de interesse de todos são discutidos e votados. Quem não comparece fica sem condição de discutir depois.

  • Ainda em assembleias, saiba ser “voto vencido”, e não altere nunca o tom de voz.

FUNCIONÁRIOS

  • Trate-os sempre com cordialidade

  • Se quiser fazer alguma reclamação, direcione-a ao zelador ou ao síndico

  • Lembre-se que o funcionário do condomínio não é seu empregado. Evite pedir que execute serviços particulares

GARAGEM

  • Não buzine, use luzes baixas e respeite a sua vaga

  • Não use sua vaga como depósito

  • Respeite o limite de velocidade

  • Deu uma raladinha no carro ao lado? Deixe um bilhete se identificando, pedindo desculpas, e permita que o vizinho escolha a melhor maneira de reparar o automóvel

  • Quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando.

  • Devolva sempre o carrinho de compras ao seu local de origem

LIXO

  • Não jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela do apartamento.

  • Cuide para que seu lixo esteja sempre devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte

NA ACADEMIA

  • Devolva as anilhas, colchonetes, pesos, etc, aos seus locais de origem

  • Não “monopolize” os equipamentos. Se ofereça para revezar o uso

  • Tempo médio de uso da esteira é de 30 minutos

  • Limpe o equipamento após o uso com pano e álcool em gel, por exemplo

NA PISCINA

  • Não use equipamentos de som

  • Não pule na piscina com protetor soltar. Tome uma ducha antes

  • Não use o elevador com trajes de banho

NO ELEVADOR

  • Cumprimente sempre todos os presentes

  • Espere as pessoas saírem para entrar

  • Segurar a porta do elevador para outras pessoas entrarem demonstra gentileza e cordialidade, e ajuda a tornar o ambiente social do condomínio mais afável.

  • Não segure o equipamento em horários de pico

  • Use o elevador de serviço se for trafegar com animais ou transportar caixas e compras de supermercado

NO SALÃO DE FESTAS E CHURRASQUEIRAS

  • Respeite os horários de uso e não deixe a área toda suja após o uso – o ideal é retirar toda a parte principal do lixo e restos de comida e bebida

  • Faça uma lista com os nomes dos convidados para deixar na portaria

  • Informe-se e respeite as regras do local, principalmente em relação a barulho

  • Na churrasqueira, tenha bom senso no uso de aparelhos sonoros, que propagam muito mais ruído quando estão ao ar livre.

OBRAS

  • Respeite os horários estabelecidos na convenção e regulamento interno

  • Comunique o síndico e seu vizinho antes de iniciar as obras

Compartilhe:

Leave comment

Localização

Rua Somalia, 31 SL 2
Cohab 2 - Itapevi / SP

Telefone

(11) 4142-7273
WhatsApp 962503393

Aberto até

Seg a Sex - das: 9:00 - 17:00

Email de contato

contato@passosadm.com.br